Mundo

Para Casa Branca, deserção de embaixador sírio é novo sinal de desespero

Agência France-Presse
postado em 12/07/2012 14:52
Washington - O porta-voz da Casa Branca considerou nesta quinta-feira (12/7) que a deserção do embaixador da Síria no Iraque representa um "novo sinal de desespero" do governo do presidente Bashar al-Assad.

Confirmando a deserção do chefe da missão diplomática síria em Bagdá, o porta-voz Jay Carney também afirmou que essa atitude mostrou que "o entorno de Assad começa a reconsiderar suas chances de permanecer no poder".

A Síria confirmou nesta quinta-feira a primeira deserção de um de seus embaixadores, afirmando que "Nawaf Fares deixou suas funções e não tem mais relação alguma com a embaixada em Bagdá, nem com o ministério".

Fares havia anunciado à noite a sua deserção em uma mensagem de vídeo e pediu ao Exército sírio que "se una imediatamente à revolução".[SAIBAMAIS]



Segundo Bagdá, Fares está no Qatar, um emirado hostil ao governo de Bashar al-Assad, que reprime violentamente há cerca de 16 meses um movimento de contestação. Sua deserção representa um novo golpe contra o regime sírio, alguns dias depois da de Manaf Tlass, um general próximo do presidente Assad.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação