Mundo

Começa na Itália operação para desencalhar o navio Costa Concordia

Agência France-Presse
postado em 12/07/2012 15:41

Ilha de Giglio - A complexa operação para desencalhar o transatlântico Costa Concordia começou nesta quinta-feira (12/7) na ilha italiana de Giglio, na Toscana (centro), seis meses depois do naufrágio que deixou 32 mortos.

As equipes começaram a trabalhar em torno do navio que está virado perto da ilha italiana, auxiliadas por um guindaste e várias lanchas.

Durante a primeira fase da operação de resgate, considerada um verdadeiro desafio técnico, foram retirados pedaços de rochas que ficaram presas no casco do navio após o choque ocorrido em 13/1. Além de ser um grande desafio de engenharia, o resgate tem um alto risco ambiental por ser realizado em uma área protegida.



[SAIBAMAIS]Paralelamente, a população da ilha prepara uma homenagem às vítimas. Na sexta-feira haverá uma missa na igreja do porto com a presença dos parentes dos mortos na tragédia, após a qual será realizado um concerto ao ar livre com o coro e a orquestra da cidade de Grosseto (Toscana).

O "Costa Concordia" transportava 4.229 pessoas - 3.200 turistas de 60 nacionalidades e 1.029 tripulantes -, quando colidiu com uma rocha perto da ilha de Giglio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação