Mundo

Pescadores artesanais voltam a protestar no sul Chile contra lei de pesca

Agência France-Presse
postado em 12/07/2012 18:30
Santiago - Pescadores chilenos organizaram nesta quinta-feira (12/7) uma nova jornada de protestos no sul do Chile contra uma lei de pesca que está sendo debatida no Congresso, e que, segundo os manifestantes, acabará com a atividade artesanal.

Mais de mil pescadores artesanais bloquearam com barricadas e veículos, pelo segundo dia consecutivo, a via que dá acesso à cidade de Constitución, localizada cerca de 250 km ao sul de Santiago, uma das principais áreas pesqueiras do país.

Os manifestantes protestam contra a nova norma pesqueira, enviada ao Congresso pelo governo, por considerarem que beneficiará as grandes empresas pesqueiras que atuam no Chile, provocando o desaparecimento da pesca artesanal.

"O Governo não deu bola para os problemas dos pescadores artesanais e segue dando prioridade ao setor industrial, o que prejudica todas as nossas famílias", disse à imprensa local Leonel Lucero, líder dos pescadores.

Os pescadores também exigem a libertação de quatro de seus companheiros detidos durante um confronto com a polícia na quarta-feira (11/7).



Cerca de cem pescadores bloquearam uma estrada em Tirúa, na região de Biobío, cerca de 550 km ao sul de Santiago, enquanto por volta 200 manifestantes ocuparam a Prefeitura de Arauco por mais de quatro horas, também em rejeição à norma.

A nova lei busca regular o setor pesqueiro e introduzir critérios científicos para estabelecer as cotas de pesca, em meio a denúncias de pesca predatória, junto com o uso de sistemas de localização de embarcações menores.

No Chile, um dos principais produtores de farinha de pescado, cerca de 120.000 famílias vivem da pesca artesanal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação