Johannesburgo - Segundo informações atualizadas do serviço de resgate da província de Mpumalanga, vinte e seis trabalhadores agrícolas que estavam em um caminhão morreram nesta sexta-feira (13/7) no nordeste da África do Sul quando seu veículo atravessava uma linha férrea e foi atingido por um trem de carga, indicou o Ministério de Empresas Públicas. Vinte e três pessoas ficaram feridas no acidente.
[SAIBAMAIS]O motorista do caminhão foi preso, e será submetido a um julgamento por assassinato já a partir de segunda-feira, disse o coronel Leonard Hlathi, porta-voz da polícia da província de Mpumalanga (nordeste), à agência sul-africana Sapa.
O acidente ocorreu às 07h23 (02h23 de Brasília) nas imediações de Malelane, na entrada do Parque Kruger, próximo à fronteira com Moçambique. "O motorista de um caminhão (...) atravessou a linha férrea sem observar", explicou Thulani Sibuyi, membro dos serviços de resgate da província. "Os corpos ficaram espalhados por todos os lados, alguns despedaçados", revelou Sibuyi, indicando que o trem havia arrastado o caminhão por cerca de 200 m.
O caminhão transportava 44 trabalhadores agrícolas que iam para o trabalho. A sinalização era clara no local, e o condutor do trem "chegou a acionar o apito para mostrar ao motorista do caminhão que ele estava se aproximando", indicou Sapa Mayihlone Tshwete, porta-voz do Ministério de Empresas Públicas (responsável pelo Transnet, órgão de transporte de carga ferroviário sul-africano).
A central sindical Cosatu denunciou imediatamente "o escândalo dos trabalhadores transportados em caminhões abertos", pedindo ao governo que reforce a segurança dos passageiros. "Em um país onde os motoristas e os passageiros dos carros devem usar cintos de segurança, como nós podemos tolerar que os trabalhadores sejam transportados sem proteção?", disse seu porta-voz Patrick Craven, em um comunicado.
O órgão regulador indicou que o trem, que era movimentado por quatro locomotivas e transportava carvão, e a infraestrutura ferroviária não ficaram danificados, e que ninguém ficou ferido a bordo.