Agência France-Presse
postado em 13/07/2012 20:08
Buenos Aires - Um empresário foi condenado nesta sexta-feira (13/7) na Argentina a mais de quatro anos de prisão pelo incêndio da casa noturna República Cromañón durante um show que deixou 194 mortos em 2004, enquanto quatro ex-funcionários foram absolvidos, informou uma fonte oficial."O tribunal decidiu condenar a quatro anos e seis meses de prisão Rafael Levy por considerá-lo autor penalmente responsável do delito de incêndio culposo qualificado" que causou a morte de 194 pessoas, disse o Centro de Informação Judicial (CIJ), dependente da Suprema Corte.
Levy é o proprietário do local onde funcionava a Cromañón, que era gerenciado pelo empresário Omar Chabán, condenado em um primeiro julgamento em 2009, em que também foram acusados os músicos da banda de rock Callejeros, que tocava na noite do incêndio.
[SAIBAMAIS]Na noite do acidente, os espectadores soltaram fogos dentro do local, no bairro Once de Buenos Aires, onde a maioria das vítimas morreu por asfixia e inalação de gases tóxicos emanados de painéis acústicos em chamas. Além dos mortos, 1.400 pessoas ficaram feridas em um total de 3.000.