Tenerife - Um incêndio florestal atingiu os limites do Parque Nacional de Teide, no arquipélago das Canárias, inscrito no patrimônio mundial da Unesco, após afetar 1.800 hectares no domingo (15/7).
Ao menos dez ônibus e alguns carros foram evacuados nesta segunda-feira por precaução do parque turístico localizado na ilha de Tenerife, enquanto a intensidade do fogo aumentava nas áreas próximas.
Durante a noite, cerca de 50 pessoas foram evacuadas da cidade de Adeje, e mais 40 da população de Tijoco Baixo na manhã desta segunda-feira (16/7). O combate ao incêndio, que tem dois focos, é dificultado pelo vento e as altas temperaturas, segundo o Centro de Coordenação de Incêndios.
Mais de 70 bombeiros, apoiados por seis helicópteros, lutavam na tarde desta segunda-feira contra as chamas, de acordo com uma autoridade de Tenerife, que indicou que "a área afetada (pelo fogo) é estimada em 1.800 hectares, dos quais foram queimados entre 40 a cerca de 50%".
O Parque Nacional de Teide, uma importante área natural, recebe o nome da montanha homônimo, um vulcão que é o destaque da Espanha.
Enquanto isso, na ilha canária de La Palma, outro incêndio, que afeta a região de El Paso, obrigou a evacuação de centenas de pessoas das cidades de "Tajuya, Pedra Branca, Juliana e La Moradita, que foram alocadas em uma antiga fábrica de tabaco localizada", de acordo com uma autoridade regional.
Os incêndios florestais são particularmente numerosos este ano em Espanha, que viveu o inverno mais seco em 70 anos. O mais grave registrado este ano devastou em julho cerca de 50.000 hectares na região de Valencia, leste da Espanha.