Agência France-Presse
postado em 16/07/2012 18:13
Jerusalém - A secretária americana de Estado, Hillary Clinton, reafirmou nesta segunda-feira (16/7), em Jerusalém, que os Estados Unidos mobilizarão todos os meios a sua disposição para impedir que o Irã tenha acesso à arma nuclear."Utilizaremos todos os componentes da potência americana para impedir que o Irã tenha acesso à arma nuclear", disse em entrevista coletiva, em referência ao polêmico programa atômico iraniano, que Estados Unidos e Israel suspeitam ser uma fachada para obter a bomba.
"Como o presidente (Barack) Obama disse, o mundo inteiro está interessado em impedir que o Irã obtenha a arma nuclear. Devido aos nossos esforços para obter apoio da comunidade internacional, o Irã está submetido a pressões que nunca sofreu e isto seguirá crescendo enquanto Teerã não cumprir com suas obrigações internacionais", destacou Clinton. "Preferimos uma solução diplomática e os dirigentes iranianos ainda têm a possibilidade de tomar a decisão correta".
[SAIBAMAIS]Israel, considerado a única potência nuclear da região, apresenta o programa nuclear iraniano como uma ameaça a sua existência baseado nas frequentes declarações dos dirigentes da República Islâmica sobre seu desaparecimento.
Os principais responsáveis israelenses, liderados por Netanyahu, citam periodicamente a possibilidade de uma operação militar, expressando suas dúvidas sobre a eficiência das sanções contra Teerã, que garante que seu programa atômico é exclusivamente civil.