Mundo

Cólera mata mais de 7 mil pessoas no Haiti em menos de dois anos

postado em 19/07/2012 12:51
O cólera matou pelo menos 7.418 pessoas, inclusive bebês e crianças, no Haiti, em um ano e nove meses, segundo o Ministério da Saúde do país. Os dados se referem desde outubro de 2010 quando surgiu o surto no país. Apenas 2% dos 10 milhões de pessoas no Haiti têm acesso à água potável. Praticamente não há sistema de esgoto e é comum o hábito de banheiros a céu aberto. O país é o mais pobre das Américas e a situação se agravou depois do terremoto de janeiro de 2010.

No entanto, a diretora de Epidemiologia da Agência de Saúde do Haiti, Roc Magloire, disse que tem reduzido o número de mortes, nas últimas semanas. De acordo com ela, a incidência da doença é maior no Norte e Oeste do Haiti, incluindo a capital, Porto Príncipe.

Pesquisadores dos Estados Unidos informaram, em junho, que a epidemia é causada por dois tipos de bactérias e, não apenas uma de origem oriental, como se examinavam anteriormente. Estudos iniciais indicaram que a doença foi causada por uma bactéria nativa da Ásia e introduzida por soldados nepaleses, membros da Missão de Paz da Organização das Nações Unidas para a Estabilização (Minustah) no Haiti.

[SAIBAMAIS]Uma equipe de geneticistas da Universidade de Maryland (nos Estados Unidos) encontrou um novo tipo de bactéria, aparentemente de origem local. Essa nova bactéria, batizada de V. Cholerae 01/0139, é encontrada em rios e nos estuários no Hemisfério Ocidental, com características semelhantes às infecções decorrentes da doença.



Os detalhes sobre a bactéria estão na revista médica Proceedings of National Academy of Sciences. O estudo foi conduzido pelas cientistas Claire M. Fraser-Liggett e Rita R. Colwell, que coletaram amostras de fezes de 81 vítimas do cólera, em 18 cidades no Haiti, em novembro de 2010, quando começou o surto da doença no país. Em meados de junho, os Médicos sem Fronteiras (organização humanitária) lamentaram a falta de apoio da comunidade internacional para combater a epidemia do cólera no Haiti, que atingiu cerca de 10 mil pessoas suspeitas de estarem com a doença.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação