Mundo

Rebeldes sírios controlam postos na fronteira com Iraque e Turquia

Agência France-Presse
postado em 19/07/2012 17:26
Iraque - Os rebeldes sírios assumiram o controle de dois postos fronteiriços nas divisas com o Iraque e a Turquia, indicaram dois oficiais das forças de segurança iraquiana e o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

"Os combates começaram ao meio-dia. À noite, vimos a bandeira síria ser substituída pela do Exército Sírio Livre (ESL, composto principalmente por desertores)", disse um coronel da polícia iraquiana fronteiriça, sob condição de anonimato.

"Vimos pessoas usando dishdashas (longa túnica branca tradicional), com armas na mão. Eles estavam indo para o posto de Boukamal. Fechamos a fronteira, aumentamos nossas patrulhas e instalamos postos de controle ao longo da fronteira com a Síria", acrescentou o oficial.

Outro oficial das forças de segurança confirmou que os rebeldes haviam tomado o posto de Boukamal. Outras testemunhas relataram terem visto a bandeira do ESL ser hasteada. Este posto está localizado perto da cidade iraquiana de Qaim, na província de Anbar, oeste do Iraque.



Na manhã desta quinta-feira milhares de iraquianos instalados na Síria atravessaram a fronteira de volta para casa. Dirigentes iraquianos afirmaram que estas famílias tinham sido agredidas por tropas leais ao regime de Assad.

[SAIBAMAIS]Já na fronteira com a Turquia, "os combatentes rebeldes se apoderaram da passagem de Bab al-Hawa (noroeste da província de Idleb) e retiraram a foto do presidente Bashar al-Assad do posto", informou o OSDH, com sede em Londres.

Um vídeo postado no YouTube mostra os insurgentes queimando uma grande imagem de Assad enquanto atiram para o alto na fronteira. Em outro vídeo, homens queimam uma grande imagem de Hafez al-Assad, pai e antecessor do atual presidente.

A província de Idleb é um reduto das forças rebeldes há 16 meses, início da contestação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação