Mundo

Empresa dos EUA encontra navio da Segunda Guerra com fortuna em prata

Agência France-Presse
postado em 20/07/2012 09:46
Washington - A empresa americana Odyssey, especializada na recuperação de tesouros, anunciou nessa quinta-feira (19/7) ter descoberto um alto valor em prata a bordo de um navio mercante britânico afundado por um submarino alemão durante a Segunda Guerra Mundial.

A Odyssey afirma ter retirado do "Gairsoppa", que se encontra a 4.700 metros de profundidade no Atlântico Norte, a sudoeste da Irlanda, mais de 43 toneladas de prata. Os 1.203 lingotes de prata foram levados a um local seguro no sul da Grã-Bretanha, informou a empresa com sede em Tampa, Flórida. A Odyssey não divulgou o valor do tesouro, mas ao preço atual da prata estaria em torno de 38 milhões de dólares.



O "Gairsoppa" foi afundado quando navegava de Calcutá para Londres, em fevereiro de 1941, e a prata retirada até o momento representa apenas "20% do total que o cargueiro transportava", segundo a Odyssey, que prosseguirá com suas operações no navio até o final de setembro. O contrato firmado com o governo britânico concede à Odyssey 80% do valor de carga de prata do Gairsoppa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação