Agência France-Presse
postado em 20/07/2012 09:48
Moscou - A Rússia indicou que nesta sexta-feira (20/7) apoiará no Conselho de Segurança da ONU um projeto de resolução que prolonga por 45 dias a missão dos observadores das Nações Unidas na Síria, enquanto os ocidentais apoiam um projeto rival."Nós apoiaremos (este projeto) na medida em que participamos de sua realização com os paquistaneses", declarou o vice-ministro russo das Relações Exteriores, Guenadi Gatilov, citado pela agência Interfax. Gatilov se referia ao projeto proposto pelo Paquistão, um dia depois de um novo veto de China e Rússia a uma resolução que ameaçava o regime sírio com sanções.
[SAIBAMAIS]O outro projeto, apresentado pela Grã-Bretanha, prolonga por 30 dias a missão dos observadores, mas informa que depois ela não poderá ser prolongada novamente a menos que o regime sírio mantenha sua promessa de retirar suas armas pesadas. Os dois projetos concorrentes estão sobre a mesa do Conselho de Segurança e podem ser submetidos a uma votação nesta sexta-feira, apesar do risco de um novo bloqueio.
Na quinta-feira, Rússia e China vetaram pela terceira vez as tentativas da ONU de pressionar o regime do presidente sírio Bashar al-Assad desde o início da revolta, em março de 2011. Este bloqueio foi criticado energicamente pelos Estados Unidos e por vários países europeus (França, Alemanha, Grã-Bretanha, Portugal), que propuseram o texto.