Mundo

Obama diz que tiroteio é "sem sentido" e oferece apoio às vitímas

Agência France-Presse
postado em 20/07/2012 14:13
Fort Myers - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta sexta-feira (20/7) que o tiroteio "sem sentido" do Colorado faz lembrar "o que nos une como americanos", apelando para "um dia de oração e reflexão".

"Nesta manhã, quando acordamos, recebemos a notícia de uma tragédia que nos lembra tudo o que nos une como americanos", afirmou Obama em Fort Myers, Flórida (sudeste), em declarações sobre o caso que substituíram um discurso de campanha previsto originalmente. "Tanta violência, tanto mal, é sem sentido", ressaltou Obama, vestido com terno preto e gravata cinza.

"Mas, enquanto nunca saberemos o que leva alguém tirar a vida de outras pessoas, sabemos o que faz a vida valer a pena", acrescentou a centenas de pessoas. "Se há uma lição que podemos tirar desta tragédia, é que ela nos lembra o quanto a vida é frágil", observou o presidente. "Tenho certeza que muitos de vocês são pais e que tiveram a mesma reação que a minha quando ouvi a notícia. Meus filhos vão ao cinema. E se Malia e Sasha estivessem nesta sala?", acrescentou.

[SAIBAMAIS]"Michelle (sua esposa) e eu teremos a oportunidade de apertar nossas meninas um pouco mais forte em nossos braços hoje à noite, e eu tenho certeza que vocês vão fazer o mesmo com seus filhos. Mas para os pais que não terão esta sorte, nós devemos (...) dizer-lhes que estaremos aqui por eles", prosseguiu. Antes de concluir seu discurso de sete minutos e fazer um minuto de silêncio em memória das vítimas, Obama disse que esta sexta-feira deveria ser um "dia de oração e reflexão", e não de política.



Ele deveria, como originalmente planejado, ir ainda esta tarde para Orlando concluir sua visita de dois dias a Flórida, um estado crucial na perspectiva da eleição presidencial, que acontecerá em 6 de novembro. Mas devido ao tiroteio que deixou ao menos 12 mortos, encurtará sua viagem e retornará a Washington. As intervenções da primeira-dama Michelle Obama e do vice-presidente Joe Biden, planejadas como parte da campanha presidencial democrata, respectivamente na Virgínia (leste) e em Houston (Texas, sul), também foram canceladas, de acordo com sua equipe da campanha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação