Washington - As redes sociais repercutiram o tiroteio fatal ocorrido nesta sexta-feira (20/7), durante a estreia do último filme de "Batman" - em um cinema próximo a Denver, Estados Unidos - com testemunhos, fotos e vídeos postados minutos após o massacre.
Testemunhas do ocorrido na estreia de "O Cavaleiro das Trevas Ressurge" publicaram comentários no Twitter. "Houve um tiroteio no cinema Century 16 de Aurora cerca de 30 minutos após o início do filme. Está uma loucura", escreveu Isaac J. Ramos. "Alguém acaba de atirar durante o filme do Batman. Vi uma menina ser removida, pessoas baleadas. Não posso acreditar. Por que ele fez isso?", questionou Domnick Bivins.
Imagens granuladas gravadas por um celular e mostram o ocorrido na sala de cinema.
Uma vítima, aparentemente baleada, publicou uma foto no de seus ferimentos e de sua camiseta esburacada.
[SAIBAMAIS]Mais tarde, alguns ainda estavam horrorizados, enquanto outros diziam se sentir aliviados por estarem vivos. "Um tiroteio ocorreu na sala de cinema enquanto assistíamos ao Batman. Estou bem, mas tive medo", contou Jaime Marshall.
Uma das vítimas, Jessica Ghawi, havia escapado em junho de outro tiroteio fatal, em um centro comercial de Toronto, maior cidade do Canadá, segundo a emissora KENS-TV. Ela havia se mudado recentemente para Denver, com o objetivo de se dedicar ao jornalismo esportivo. "O filme vai começar daqui a 20 minutos", diz sua última mensagem no Twitter.
"Minha amiga Jessica Ghawi foi assassinada no tiroteio de Aurora. Ela queria ser jornalista esportiva, vou sentir sua falta", lamentou a jornalista Natalie Tejeda.
Jessica, que assinava um blog de hóquei com o nome Jessica Redfield, havia comentado sobre o tiroteio ocorrido em Toronto em 2 de junho, que deixou um morto e sete feridos: "Esta sensação de vazio, que quase me deixa doente, não vai desaparecer. Uma sensação estranha me levou a sair para a rua, e, sem saber, fiquei fora de perigo. É difícil para mim entender como uma sensação estranha me salvou de estar no meio de um tiroteio fatal."
Lamentando sua morte, a amiga Jesse Spector publicou no Twitter: "As palavras não adiantam de nada. As armas, muito menos. Qualquer um que tenha conhecido Jessica Redfield sabe que o mundo é um lugar pior sem ela."
Outro usuário do Twitter, scotia626, escreveu: "O assassino de Aurora estava sob a influência de um grupo que espalha o terror, conhecido como NRA", ou Associação Nacional do Rifle, poderoso lobby americano a favor das armas de fogo. "Como mãe, não posso deixar de pensar que meus filhos vão sempre ao cinema. Parte meu coração essa tragédia sem sentido", escreveu Debbie Wasserman Schultz, membro da Câmara dos Representantes pela Flórida.
No Tumblr, o usuário "becsyy" publicou: "Que descansem em paz todos os que perderam a vida na estreia do filme em Aurora. Lamento como alguém possa fazer isso com outros seres humanos."
O atirador solitário abriu fogo na madrugada desta sexta-feira, em uma sala de cinema lotada para a estreia do novo filme da saga de Batman. O atirador, James Holmes, 24, reside em Aurora.