Publicidade

Estado de Minas

Atletas do Japão recebem medalha de madeira como lembrança do tsunami


postado em 23/07/2012 13:35

Tóquio - Todos os membros da delegação olímpica do Japão receberam antes dos Jogos de Londres uma medalha, fabricada em madeira e feita com material arrastado pelo tsunami que atingiu fortemente a costa nordeste do país em março de 2011.

Estudantes da região fabricaram estas medalhas simbólicas com a intenção de transmitir boa sorte aos 518 membros da equipe nacional, entre eles 300 atletas, da delegação japonesa, explicou nesta segunda-feira a imprensa local. As medalhas de madeira têm um diâmetro de 4,5 centímetros e incluem o emblema do Comitê Olímpico Japonês. São adornadas com pequenos laços com mensagens de crianças da região devastada pelo terremoto e tsunami, entre elas frases como "Esperamos suas medalhas" ou "Tragam muitas, por favor".

Leia mais notícias em Mundo

Estes troféus simbólicos foram entregues no sábado em Tóquio aos atletas, na cerimônia de despedida. "São um símbolo de nosso sofrimento, mas também de uma nova vida", declarou Mizuho Sato, uma adolescente de 14 anos que participou da fabricação das medalhas. O lançador de dardo Yukifumi Murakami, bronze no Mundial de atletismo de Berlim-2009, chegou a chorar após receber o presente. "Estou realmente emocionado. Tenho que devolver agora tudo o que eles estão me dando", disse.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade