Mundo

Mursi designa ex-ministro da Irrigação egípcio ao posto de premiê

Agência France-Presse
postado em 24/07/2012 08:54
Mohamed Mursi foi o primeiro presidente egípcio a ser livremente eleito, após a queda do ex-ditador Hosni Mubarak
Cairo - O presidente do Egito, Mohamed Mursi, designou nesta terça-feira (24/7) o ministro da Irrigação em fim de mandato, Hicham Qandil, para o cargo de primeiro-ministro, e o encarregou da formação do próximo governo, anunciou a televisão pública egípcia.

O anúncio ocorreu 25 dias depois da posse de Mursi, um veterano ativista da Irmandade Muçulmana e primeiro presidente civil do Egito desde 1952. Qandil era parte do gabinete do ex-primeiro-ministro Kamal al-Ganzuri, nomeado no ano passado pelo governo militar de então.

[SAIBAMAIS]No dia 24 de junho, Mursi se converteu no quinto presidente da república do Egito e no primeiro a ser livremente eleito, para substituir Hosni Mubarak, derrubado por uma revolta popular em fevereiro de 2011. O novo presidente já havia prometido que seu futuro primeiro-ministro seria uma personalidade independente.



O presidente também é o primeiro a chegar ao poder sem ter passado pelas Forças Armadas. Mursi, de 60 anos, é um engenheiro graduado em uma universidade americana. Nas eleições presidenciais, obteve 51,73% dos votos, contra 48,27% de seu rival Ahmed Shafiq, ex-primeiro-ministro de Mubarak.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação