Espanha - O grande incêndio florestal que desde domingo arrasou cerca de 14 mil hectares no nordeste da Espanha, próximo à fronteira com a França e causou quatro mortes, está sendo controlado, anunciou nesta terça-feira (24/7) à noite o conselheiro catalão de Interior, Felip Puig.
"A boa notícia é que o incêndio de La Jonquera já está em fase de controle", declarou o responsável de Interior do governo autônomo catalão. "Ou seja, começamos o processo de extinção", afirmou.
"Ainda vamos trabalhar dois ou três dias, mas neste momento o perímetro está estabilizado", acrescentou, esperando que o fogo esteja controlado a última hora da quarta-feira e extinto antes do fim de semana.
A luta contra as chamas foi beneficiada nesta terça-feira pelas condições meteorológicas mais favoráveis, um ar mais úmido e menos vento. Durante o dia, as chamas de vários metros dos últimos dias já tinham desaparecido e só se via a fumaça no céu da região.
O fogo começou domingo, próximo à fronteira franco-espanhola, antes de se propagar para o sul, para a cidade de La Jonquera e 17 municípios da comarca catalã de Alt Empordà, que se transformou em um gigante fogareiro.
Alimentado por um vento noroeste muito forte, o fogo cresceu rapidamente rumo ao sul, até que na segunda-feira ficou mais brando e reduziu seu avanço destruidor.
Três pessoas morreram domingo: um espanhol de 75 anos que teve uma crise cardíaca ao ver que as chamas cercavam sua casa e dois franceses, um homem e sua filha de 15 anos, que se atiraram no Mediterrâneo de um penhasco, aterrorizados pelas chamas, na localidade costeira de Port Bou.
[SAIBAMAIS]Seis feridos continuam hospitalizados nesta terça-feira e centenas de pessoas tinham sido evacuadas. Os incêndios florestais foram especialmente numerosos este ano na Espanha, que teve seu inverno mais seco em sete décadas. O mais devastador até agora destruiu, no começo de julho, cerca de 50 mil hectares de vegetação na região de Valência (leste).