postado em 31/07/2012 00:15
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, foi recebido na noite desta segunda-feira (30/7) pela presidente Dilma Rousseff no Palácio da Alvorada. Chávez se reúne com Dilma horas antes de ser oficializada a incorporação da Venezuela ao Mercosul, bloco formado por Brasil, pela Argentina, pelo Uruguai e pelo Paraguai (suspenso até abril de 2013). A solenidade que marca o ingresso dos venezuelanos no bloco está marcada para esta terça-feira (31/7), em Brasília.Segundo Chávez, o bloco só tende a ganhar com o ingresso do país. ;A entrada da Venezuela fecha uma equação e contribui para o fortalecimento da democracia no Mercosul;, disse após o encontro, que também contou com a participação da presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster.
Chávez disse que o Brasil mostrou interesse em importar petróleo venezuelano e que um processo de acordo com a Embraer está em andamento. Em dezembro do ano passado, Dilma fechou um acordo entre os dois países que previa a venda de 20 aeronaves comerciais do tipo 190-AR. No entanto, não há informações sobre a quantia envolvida no processo de venda. ;É um valor milionário;, se limitou a dizer o presidente venezuelano.
Com o ingresso da Venezuela, o Mercosul contará com uma população de 270 milhões de habitantes (70% da população da América do Sul), registrando um Produto Interno Bruto (PIB) a valores correntes de US$ 3,3 trilhões (o equivalente a 83,2% do PIB sul-americano) e um território de 12,7 milhões de quilômetros quadrados (72% da área da América do Sul).