Agência France-Presse
postado em 02/08/2012 18:34
Bruxelas - O negociador-chefe iraniano para o polêmico programa nuclear de Teerã, Said Jalili, aceitou nesta quinta-feira (2/8) iniciar novos diálogos com os ocidentais no final de agosto, anunciou a chefe da diplomacia da União Europeia."Eu fiz a proposta e o Sr. Jalili aceitou. Nós discutiremos de novo no final do mês, após um período de reflexão", declarou Catherine Ashton, em um comunicado, depois de uma conversa por telefone com Jalili.
Ela não indicou se estes diálogos serão realizados pessoalmente ou apenas por contatos telefônicos. "Eu ressaltei a necessidade do Irã de responder aos problemas que nós levantamos, a fim de criar uma confiança", limitou-se a dizer Ashton.
A conversa por telefone entre Ashton e Jalili foi antecedida, em 24 de julho, por uma reunião em Istambul entre dois importantes diplomatas, europeu e iraniano, para discutir o programa nuclear de Teerã.
[SAIBAMAIS]Ashton explicou nesta quinta-feira (2/8) que ela "explorou as vias diplomáticas para atenuar as preocupações internacionais relacionadas ao programa nuclear do Irã".
Os ocidentais suspeitam que o Irã tente desenvolver armas atômicas sob o pretexto de um programa nuclear civil, algo que Teerã nega.