Kampala - A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, chegou nesta quinta-feira (2/8) à noite a Uganda e realizará na sexta-feira uma breve viagem ao Sudão do Sul para expressar as preocupações dos Estados Unidos quanto às negociações entre este país e o Sudão, disse um funcionário de alto escalão dos Estados Unidos.
Após uma noite em Kampala, Clinton passará três horas na sexta-feira no Sudão do Sul, o Estado mais jovem do mundo, nascido em 9 de julho de 2011, fruto da divisão do Sudão. Os dois países não conseguiram solucionar suas diferenças.
Em seguida, Clinton regressará a Uganda, onde abordará o tema da perseguição sangrenta da rebelião do Exército de Resistência do Senhor (LRA) e seu chefe Joseph Kony, procurado pela Corte Penal Internacional (CPI).
Clinton chegou na quarta-feira a Dakar, primeira etapa de uma viagem de 11 dias na África, onde visitará vários países, incluindo a África do Sul, onde ela pretende visitar o ex-presidente e herói da luta contra o apartheid, Nelson Mandela, que completou 94 anos há duas semanas.