Mundo

Hillary pede 'compromisso' de Sudão e Sudão do Sul para resolver tensão

Agência France-Presse
postado em 03/08/2012 09:14
Juba - Os governos do Sudão e do Sudão do Sul devem alcançar um compromisso urgente para resolver suas divergências, já que as duas nações recentemente separadas "continuam intrinsecamente ligadas", disse nesta sexta-feira (3/8) em Juba a secretária americana de Estado, Hillary Clinton.

[SAIBAMAIS]As duas partes, o Norte e o Sul, "precisarão assumir compromissos para acabar com as divergências" entre elas, disse Hillary depois de um encontro com o presidente sul-sudanês, Salva Kiir. "É urgente que as duas partes, o norte e o sul, mantenham os esforços e alcancem oportunamente acordos sobre todos os temas pendentes, incluindo a distribuição pela exportação de petróleo, segurança, cidadania e demarcação de fronteiras", disse.



Hillary, a autoridade americana de mais alto escalão que visita o Sudão do Sul desde sua independência, no ano passado, destacou a preocupação do governo de Washington com as violentas disputas com o vizinho Sudão. De acordo com a secretária de Estado, a mais jovem nação do mundo tem pela frente "significativos desafios" para superar, como "a persistente pobreza em uma terra rica em recursos naturais".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação