Mundo

Islamita indonésio ameaça Mianmar por violência contra muçulmanos

Agência France-Presse
postado em 03/08/2012 09:18
Jacarta - Abu Bakar Bashir, considerado o líder espiritual do islamismo radical na Indonésia, ameaçou Mianmar se o país não interromper os "atos diabólicos" contra a minoria muçulmana, em uma carta divulgada em site local.

"Escutamos os gritos dos muçulmanos em seu país, provocados por seus atos diabólicos que consistem em expulsá-los de suas casas e matá-los", escreveu Bashir da prisão indonésia na qual cumpre pena, em uma carta com data de 22 de julho e dirigida ao presidente de Mianmar, Thein Sein. O líder espiritual foi condenado a 15 anos de prisão por ter financiado a criação de uma célula da Al-Qaeda na ilha indonésia de Sumatra.

[SAIBAMAIS]"Devem acabar com estas violências. Se não atenderem a este chamado, podemos destruí-los, a vocês e a seu povo", afirma a carta publicada no site vao-islam.com, cujo conteúdo foi confirmado pelo Jemaah Ansharut Tauhid (JAT), o movimento islamista fundado em 2008 por Bashir e que o governo dos Estados Unidos considera uma organização terrorista. Confrontos entre budistas e muçulmanos deixaram oficialmente 80 mortos em junho no estado de Rakhin, oeste de Mianmar, segundo números considerados subestimados.



Quase 800.000 rohingyas - muçulmanos - vivem confinados ao norte deste estado sem integrar os grupos étnicos reconhecidos pelo regime de Naypyidaw. Muitos birmaneses os consideram imigrantes bengaleses ilegais e não escondem a hostilidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação