Mundo

Rebeldes sírios condenam execução sumária de partidários do regime

Agência France-Presse
postado em 03/08/2012 09:32
Beirute - O comando rebelde no interior da Síria condenou nesta sexta-feira (3/8) as execuções sumárias "inaceitáveis" de partidários do regime na cidade de Aleppo (norte), rejeitando qualquer responsabilidade no caso. No dia 31 de julho, rebeldes executaram um grupo de partidários do regime em Aleppo, palco de violentos combates pelo controle desta cidade estratégica a 355 km de Damasco, segundo vídeos divulgados por militantes.

[SAIBAMAIS]"Condenamos energicamente este tipo de comportamentos irresponsáveis e convocamos todas as forças revolucionárias e todos os batalhões no local a condenarem estes atos", afirmou em um comunicado o Exército Sírio Livre (ESL) do interior, formado por desertores e civis armados. "Estes atos repreensíveis não correspondem à ética do ESL ou da revolução síria. Respeitamos as leis e as convenções internacionais, em particular a convenção de Genebra relativa aos prisioneiros", afirmou o ESL, e pediu uma investigação sobre estas execuções sumárias.



No vídeo é possível ver e ouvir combatentes que gritam "Deus é supremo" e depois disparam contra os prisioneiros, identificados como membros da tribo "Berri", que participavam dos combates junto às tropas do regime de Bashar al-Assad em Aleppo. O clã dos Berri é de confissão sunita, enquanto o regime Assad é dominado pelos alauitas, um braço minoritário do xiismo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação