Mundo

Casal Obama sofre agressão racial de alta funcionária de Porto Rico

Renata Tranches
postado em 03/08/2012 11:00
Michelle Obama discursa na campanha pela reeleição do marido: comentário relaciona o casal com bananas
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, completa 51 anos amanhã com seu aniversário servindo de tema para uma polêmica nacional sobre o racismo. A assessora da presidência da Câmara dos Deputados de Porto Rico Heidi Anne Wys, ao comentar um tweet de Obama sobre a data, recomendou ao presidente que comprasse ;um sundae com duas bananas; para a primeira-dama, Michelle, e a levasse ;para sua terra natal, o Quênia;, país de origem do pai do governante. A mensagem causou indignação entre os políticos dos EUA e da ilha, onde Obama é bastante popular. Foram várias as manifestações de repulsa à assessora, que agora sofre pressão para renunciar. Porto Rico, território administrado pelos EUA, terá em 6 de novembro ; o dia da eleição presidencial americana ; um plebiscito para que a população decida sobre a incorporação plena à federação como o 51; estado.

[SAIBAMAIS]O tweet de Obama, postado em 26 de julho, dizia que ;o aniversário de alguém está chegando; e exibia uma foto do primeiro-casal, na qual Michelle aparece segurando um bolo. Acreditando, equivocadamente, que o presidente se referi ao aniversário da mulher, Wys respondeu à postagem dizendo: ;Quem se importa? Leve-a a um Burger King, compre um sundae com duas bananas e depois a leve para sua terra natal, o Quênia;. O aniversário de Michelle Obama é em 17 de janeiro.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação