Mundo

ONU aprova resolução que critica fracasso do Conselho na Síria

Agência France-Presse
postado em 03/08/2012 14:05
Nações Unidas - A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou nesta sexta-feira (3/8) uma resolução que critica o fracasso do Conselho de Segurança em sua atução no conflito na Síria e condena o governo sírio pelo uso de armas pesadas.



A resolução, proposta pelo governo da Arábia Saduita com apoio árabe e ocidental, foi aprovada por 133 votos, com 12 países contra e 33 abstenções.

Os membros da Assembleia criticaram "o fracasso do Conselho de Segurança de alcançar medidas" para obrigar o regime sírio a aplicar as resoluções da ONU para pôr fim a 18 meses de conflito.

[SAIBAMAIS]Rússia e China vetaram em três ocasiões as resoluções do Conselho que ameaçam impor sanções a Damasco. O texto também condenou o uso das autoridades sírias de armas pesadas, incluindo bombardeio indiscriminado de tanques e helicópteros e pediu que o governo do presidente Bashar al Assad se abstenha de utilizar armas químicas.

Antes da votação, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu às grandes potências que superem suas rivalidades e encontrem um terreno de entendimento para pôr fim ao conflito na Síria, que, segundo ele, virou "uma guerra de poderes". "Os interesses imediatos do povo sírio devem prevalecer sobre as rivalidades ou as lutas de influência", declarou Ban.

O chefe da ONU assegurou que os atores regionais e internacionais estão "armando um bando ou ao outro", enquanto os combates entre o exército e os rebeldes se intensificaram nas últimas semanas em Damasco e Aleppo (norte).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação