Agência France-Presse
postado em 04/08/2012 15:23
Madri - Mais de 450 bombeiros e 20 aeronaves lutavam neste sábado (4/8) para controlar um incêndio florestal declarado na véspera na região espanhola de Extremadura (oeste), perto da fronteira com Portugal, que provocou a retirada de 300 pessoas que passavam férias em um camping."A virulência do fogo", que foi declarado na noite de sexta-feira, "fez com que nos primeiros momentos se optasse pelo evacuação do camping de Gata, onde naquele momento havia cerca de 300 pessoas", informou em um comunicado o governo regional.
"Durante a noite os trabalhos de extinção do fogo foram dificultados por rajadas de vento de até 45 km por hora e pela impossibilidade de acesso dos meios aéreos", acrescentou.
Treze helicópteros, cinco hidroaviões e dois aviões Canadair participavam neste sábado da luta contra o fogo, que reunia mais de 450 efetivos contra "duas frentes ativas", disse.
Um porta-voz do governo regional, contactado pela AFP, não pôde informar quantos hectares de vegetação foram atingidos pelas chamas.
Os incêndios florestais são especialmente violentos neste ano na Espanha, onde o solo está seco depois de um inverno quase sem chuvas, o mais seco no país em sete décadas.