Mundo

Deserção de premiê sírio mostra que Assad perdeu o controle, dizem EUA

Agência France-Presse
postado em 06/08/2012 11:55
Washington - A deserção do primeiro-ministro sírio mostra que o presidente Bashar al-Assad perdeu o controle de seu país, e que seu povo acredita que seus dias no governo estão contados, declarou nesta segunda-feira (6/8) um porta-voz do governo americano.

"Os relatórios de hoje (segunda-feira) de que vários membros de alto escalão do regime de Assad, incluindo o primeiro-ministro (Riad) Hijab, desertaram, são apenas o último indício de que Assad perdeu o controle da Síria, fortalecendo as forças da oposição e o povo sírio", afirmou o porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, Tommy Vietor.

[SAIBAMAIS]Esta deserção "demonstra que o povo sírio acredita que os dias de Assad estão contados", afirmou. "A maneira mais rápida de terminar com o banho de sangue e com o sofrimento do povo sírio é que Bashar al-Assad reconheça rapidamente que o povo sírio não permitirá que continue no poder", acrescentou Vietor.



"Tentaremos confirmar estas informações. Mas se forem certas, estas deserções seriam mais uma prova de que o regime de Assad afunda", disse um funcionário americano em Johannesburgo que acompanha a visita da secretária de Estado Hillary Clinton. O primeiro-ministro sírio Riad Hijab, sua família, dois membros e três oficiais do exército desertaram e se refugiaram na Jordânia na noite de domingo (5/8), disse uma fonte da oposição ao regime de Damasco.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação