Agência France-Presse
postado em 07/08/2012 15:42
Trípoli - O Conselho Nacional de Transição Líbio (CNT) entregará nesta quarta-feira (8/8) o poder à Assembleia eleita em 7 de julho, em uma cerimônia que marcará a primeira transição política pacífica da história recente do país.O presidente do CNT, Mustafá Abdul Jalil, passará simbolicamente o poder ao decano dos 200 membros do Congresso Geral Nacional (CGN), que foi eleito há menos de um mês nas primeiras eleições livres deste país.
A cerimônia de duas horas será realizada na noite de quarta-feira (8/8), em respeito ao Ramadã, em um salão de conferências de um hotel em Trípoli, onde será também a sede do CGN. Os debates da Assembleia, que segundo um membro do CNT tiveram início no sábado, devem acontecer em um outro salão no segundo andar do hotel.
O CGN elegerá um novo governo para substituir o Conselho de Transição, que será dissolvido na primeira seção do Congresso e, em seguida, organizará novas eleições baseadas em uma nova constituição.
Os membros do Congresso se reuniram segunda-feira à noite de maneira informal para chegar a um acordo sobre a escolha do presidente e de dois vice-presidentes do organismo dentro de uma semana, segundo Salah Jauda, membro independente da cidade de Benghazi (leste).
Entre os nomes que podem ocupar o cargo presidencial estão os de importantes opositores ao regime de Muamar Khadafi, como Mohamed Al Megarief e Idris Abu Fayed, explicou um de seus membros, Husein al Ansari. O CGN é fruto das históricas eleições realizadas no dia 7 de julho, muito comemoradas pela comunidade internacional.
A maioria das cadeiras da Assembleia foram ocupadas pela Aliança de Forças Nacionais (AFC), uma coalizão de mais de 40 pequenos partidos liberais liderados pelos líderes da revolta de 2011 contra o regime de Khadafi. A AFC tem 39 dos 80 assentos reservados para os partidos políticos.
A segunda força do CGN, com 17 assentos, é o Partido da Justiça e da Construção (PJC), da Irmandade Muçulmana, e os 120 lugares restantes foram atribuídos a candidatos independentes. Segundo Jauda, não haverá um novo governo antes da festa de Eid al Fitr, que marca o fim do Ramadã, prevista para acontecer em duas semanas.
O CNT era o braço político da rebelião que derrubou Khadafi e que tomou o poder após a sua morte, em outubro, após oito meses de conflito.
O período de transição foi marcado pela violência e pelo fracasso do CNT em desarmar os ex-rebeldes que lutaram contra Khadafi e que agora fazem parte de milícias armadas descontroladas.
A cerimônia de entrega do poder será cercada por medidas de segurança excepcionais, depois de uma escalada da violência nos últimos dias em várias partes da Líbia.