Mundo

Paraguai participará da assembleia da ONU para falar sobre situação do país

postado em 08/08/2012 09:07
O presidente do Paraguai, Federico Franco, anunciou que vai participar da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro. Franco disse nessa terça-feira (7/8) que pretende conversar com os líderes políticos estrangeiros sobre a situação política paraguaia. O Paraguai está suspenso do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) até abril de 2013, quando ocorrerão eleições presidenciais no país.

"Se Deus permitir [irei à ONU]", disse o presidente, lembrando que no próximo dia 22 será a vez de a Organização dos Estados Americanos (OEA) discutir a situação do Paraguai. Os paraguaios trabalham para evitar a suspensão na OEA. Por decisão dos líderes políticos sul-americanos, o Paraguai foi suspenso em junho do Mercosul e da Unasul. Para os líderes, a destituição do então presidente paraguaio Fernando Lugo do poder, em 22 de junho, não seguiu os preceitos democráticos e levou ao rompimento da ordem no país.

[SAIBAMAIS]As autoridades paraguaias disseram que o processo de impeachment de Lugo, aprovado em menos de 24 horas, seguiu o que determina a Constituição do país. Também negam irregularidades no processo e tentam desestimular a comunidade internacional de propostas de novas suspensões.



Nessa terça, Franco, que foi vice-presidente de Lugo, disse que o ex-presidente "nunca mais" vai ocupar o Palácio do Governo e que "a Constituição é muito clara" sobre a situação política de seu antecessor. Lugo sinaliza que irá concorrer a uma vaga para o Senado do Paraguai, mas seus correligionários defendem que ele dispute a Presidência da República. Ele aguarda decisão da Suprema Corte do Paraguai.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação