Mundo

Ex-militares iranianos entre os peregrinos sequestrados na Síria

Agência France-Presse
postado em 08/08/2012 10:31

[SAIBAMAIS]Teerã - Oficiais da reserva do Exército iraniano e do corpo de elite da Guarda Revolucionária estão entre os 48 "peregrinos" iranianos sequestrados no sábado (4/8) por rebeldes sírios, afirmou o chanceler do Irã, Ali Akbar Salehi. O ministro informou que os oficiais da reserva participavam em atividades exclusivamente religiosas. "Um certo número (de reféns) é de membros da Guarda e do Exército e alguns de outras administrações", disse Salehi.

Salehi, que conversou com os jornalistas no avião que o transportava de volta de Ancara, onde pediu ajuda das autoridades turcas, insistiu que os iranianos sequestrados eram "peregrinos" que viajaram à Síria para visitar os locais sagrados xiitas em Damasco. Uma brigada do Exército Sírio Livre (ESL, formado por desertores e civis) reivindicou o sequestro dos 48 iranianos e informou na segunda-feira que três deles morreram em um bombardeio das forças do regime na província de Damasco. "Quando a calma retornou a Damasco, começamos a enviar peregrinos à Síria, sobretudo pensionistas da Guarda Revolucionária ou de diferentes administrações", disse Salehi. O chanceler pediu a libertação dos reféns e recordou aos rebeldes sírios que este é o mês de jejum do Ramadã e que todos, sequestradores e reféns, são muçulmanos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação