Mundo

Membro do grupo Pussy Riot denuncia processo 'stalinista' na Rússia

Agência France-Presse
postado em 08/08/2012 12:06
Moscou - Uma artista do grupo Pussy Riot denunciou nesta quarta-feira um "processo tipo stalinista" em sua última declaração no tribunal de Moscou que julga as três integrantes desta banda punk russa por terem entoado uma "oração" contra o presidente Vladimir Putin em uma catedral.

O julgamento se parece "com o das troikas da época de Stalin", declarou Nadejda Tolokonikova em referência aos grupos de três pessoas que na época do terror stalinista, a partir dos anos 30, condenaram de maneira sumária e arbitrária milhares de soviéticos acusados de crimes políticos a anos de campos de reclusão ou à pena de morte.

Segundo a jovem cantora, "houve uma ordem política" para castigar as Pussy Riot, por terem cantado em fevereiro na catedral de Cristo Salvador uma "oração punk" que pedia à Santa Virgem que as "livrassem de Putin". As Pussy Riot são as discípulas e as descendentes dos dissidentes "perseguidos por Stalin" e o julgamento atual é, na realidade, "o julgamento de todo o sistema político russo", sustentou a artista.



[SAIBAMAIS]A promotoria pediu na terça-feira (7/8) três anos de prisão para as três integrantes do grupo musical: Nadejda Tolokonikova, de 22 anos, Yekaterina Samutsevich, de 29, e Maria Alyokhina, de 24, acusadas de "vandalismo" e incitação ao ódio religioso. O veredicto será anunciado no dia 17 de agosto. As Pussy Riot estão recebendo um número crescente de apoios internacionais.

Na noite de terça-feira, a cantora americana Madonna disse durante um show em Moscou que rezava pela liberdade das três cantoras. E a artista de vanguarda Yoko Ono, viúva do falecido ex-Beatle John Lennon, pediu em sua conta no Twitter para Putin libertá-las.

Do lado político, 120 deputados federais alemães expressaram "preocupação" com o caso, em uma carta enviada ao embaixador russo em Berlim. E segundo o jornal russo Kommersant, o ministro tcheco das Relações Exteriores, Karel Schwarzenberg, expressou seu apoio às jovens.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação