Mundo

Conflito no Sudão já afeta mais de 650 mil pessoas, indica a ONU

Agência France-Presse
postado em 08/08/2012 12:44
Cartum - Mais de 650.000 pessoas já tiveram de se deslocar ou se viram severamente afetadas em dois estados do Sudão afetados por uma rebelião armada, indicou a ONU, apesar de expressar a confiança de que um recente acordo possa facilitar o acesso humanitário.

[SAIBAMAIS]Segundo a ONU, a situação humanitária nos estados do Kordofan do Sul e Nilo Azul, no sul do país e na fronteira com o Sudão do Sul, se deteriora depois de vários meses de conflito. Os combates acontecem entre o exército sudanês e grupos rebeldes que se aliaram às forças do suld o Sudão na guerra civil de 1983-2005, que levou à divisão do país em Sudão e Sudão do Sul em julho de 2011.



Até agora, o governo de Cartum alega razões de segurança para restringir o acesso da ajuda internacional às zonas em conflito. No domingo, o Sudão assinou um protocolo junto à ONU, à União Africana e à Liga Árabe para permitir o acesso da ajuda humanitária aos dois estados em conflito, incluindo setores controlados pelos rebeldes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação