Mundo

Julgamento de esposa de ex-dirigente chinês tentará por fim a escândalo

Agência France-Presse
postado em 08/08/2012 14:05
Hefei, China - A esposa do ex-dirigente chinês Bo Xilai, acusada de assassinar um britânico, se apresentará nesta quinta-feira (9/8) perante a justiça, em um processo que busca por fim a um dos maiores escândalos políticos da última década no país comunista.

A audiência deverá ser bem rápida, devido às tentativas do poder de Pequim de abafar o quanto antes o caso, que expõe as profundas divisões na cúpula comunista, a dois meses de uma transição política crucial no Partido Comunista chinês. Gu Kailai, advogada internacional de prestígio e escritora reconhecida, é acusada de homicídio pela morte do empresário Neil Heywood. Assim como seu marido, Gu tinha boas relações com o britânico até que se desentendessem por questões financeiras.

A vítima foi envenenada por cianeto no quarto do Hotel da Sorte de Chongqing. Segundo analistas, Gu Kailai, que comparece perante a justiça na cidade de Hefei (leste do país), será reconhecida culpada, ainda que, em princípio, não será condenada à morte. Seu futuro e de seu marido, no entanto, dependem do resultado da luta política que ocorre na cúpula do poder executivo, segundo os especialistas, pouco antes do XVIII congresso do Partido Comunista, em que uma nova geração de dirigentes chegará ao poder para os próximos dez anos. De acordo com a agência oficial China Nova, a acusação tem provas "irrefutáveis" contra Gu, o que poderia significar que a mulher, de 50 anos, confessou.

[SAIBAMAIS]O ministério britânico de Relações Exteriores indicou no sábado que vários de seus diplomatas vão comparecer ao julgamento, algo extraordinário tendo em conta que as autoridades chinesas rejeitam a presença de representantes estrangeiros nos tribunais. Bo Xilai, uma figura política ascendente que parecia que iria chegar muito alto, caiu em desgraça por seu envolvimento em casos de corrupção.



Em fevereiro, Wang Lijun, vice-prefeito de Chongqing e conhecido por ser o braço direito de Bo, foi afastado de seu cargo oficialmente por "exaustão" e buscou asilo no consulado geral dos Estados Unidos no sudoeste da China, onde explicou tudo o que sabia sobre a esposa do político. Desde então, o casal não voltou a aparecer em público e não se sabe onde estão detidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação