Mundo

Dezoito balseiros cubanos chegam à Flórida em bote com motor de carro russo

Agência France-Presse
postado em 08/08/2012 14:09
Miami - Um grupo de 18 balseiros cubanos chegou na madrugada desta quarta-feira (8/8) a uma praia da Flórida (sudeste dos Estados Unidos) depois de uma travessia de cinco dias a bordo de uma embarcação velha, impulsionada por um motor de carro russo dos anos 1950, informou a patrulha de fronteira.

[SAIBAMAIS]"São 16 homens e duas mulheres, em ótimas condições físicas, que chegaram aproximadamente às 2h (3h de Brasília) desta quarta-feira à costa de Riviera Beach", uma praia de West Palm Beach, 124 km ao norte de Miami, disse Frank Miller, agente encarregado do posto da Patrulha Fronteiriça de West Palm Beach. A polícia da cidade litorânea da Flórida foi a primeira a perceber a chegada do grupo e alertou a patrulha de fronteira, que se encarregou dos balseiros, conforme a lei especial para imigrantes de Cuba nos Estados Unidos.



Os imigrantes contaram às autoridades americanas que zarparam na sexta-feira passada do município de Manatí, noroeste de Cuba-, e, apesar de atravessarem fortes correntes mar adentro, conseguiram chegar sem maiores problemas nesta quarta. A Flórida, conhecida capital do exílio anticastrista nos Estados Unidos, onde vivem um milhão de cubanos, está localizada a 144 km da ilha de Cuba, razão pela qual frequentemente grupos balseiros se arriscam a cruzar esta parte do Caribe desafiando as fortes correntes e um mar cheio de tubarões.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação