Mundo

Atentado contra xiitas no sul de Bagdá deixa 19 mortos, segundo autoridades

Agência France-Presse
postado em 08/08/2012 15:46
Um atentado com carro-bomba atingiu nesta quarta-feira (8/8) uma cerimônia de luto xiita no sudeste de Bagdá, matando 19 pessoas e ferindo vinte, segundo autoridades dos serviços médicos e de segurança. O ataque ocorreu pouco antes da refeição que marca a ruptura do jejum durante o mês sagrado muçulmano do Ramadã.

O atentado, praticado na aldeia de Al-Tanmiyah, teve como alvo uma cerimônia de fiéis em memória do imã Ali. Um veículo lotado de explosivos avançou contra o grupo de fiéis xiitas e, além de matar 19 pessoas, desencadeou um grande incêndio num mercado vizinho que atingiu várias casas adjacentes.

A cerimônia celebrava o dia do imã Ali, uma figura importante do Islã xiita e primo e genro do Profeta Maomé, morto no ano 661 aC.

[SAIBAMAIS]Em outra ocorrência, um atirador matou um advogado, sua esposa, seu filho e mais cinco membros da mesma família numa cidade ao norte de Bagdá. O tiroteio ocorreu na casa de Khayrallah Shati, um advogado da cidade de Baiji.

A facção iraniana da Al-Qaeda, o Estado Islâmico do Iraque, anunciou "uma ofensiva sagrada durante o Ramadã" contra alvos "meticulosamente escolhidos", principalmente contra as "forças de segurança, o exército" e xiitas.

Mensagens postadas em vários sites jihadistas afirmam que o Estado Islâmico visa principalmente juízes e promotores em seus atentados, além de tentar ajudar a membros do grupo a fugir da prisão.



A violência registrada no Iraque em agosto já deixou 88 mortos, incluindo 47 membros das forças de segurança.

Segundo números oficiais, em julho em julho foram 325 mortos, no mês mais violento no país desde agosto de 2010.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação