Mundo

Estados Unidos pedem para palestinos adiarem solicitação de Estado na ONU

Agência France-Presse
postado em 08/08/2012 17:36
Ramallah- Os Estados Unidos pediram aos palestinos para adiar até depois das eleições presidenciais americanas seu projeto destinado a obter o estatuto de Estado junto à ONU, informou esta quarta-feira (8/8) um alto representante palestino.

"Estados Unidos e algumas partes árabes exercem pressões para que a solicitação (na ONU) seja adiada até depois da eleição presidencial americana de novembro", afirmou Salé Rafat, membro do Comitê Executivo da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), à rádio Voz da Palestina.

"O povo palestino não tem outra alternativa do que continuar a resistência popular e acudir às instâncias internacionais, particularmente à Assembleia Geral da ONU para obter" o estatuto de Estado não membro, acrescentou Rafat.

O ministro palestino de Relações Exteriores, Riyad al Malki, havia informado que o presidente Mahmud Abbas apresentaria em 27 de setembro sua solicitação com vistas ao reconhecimento por parte da Assembleia Geral de um Estado palestino não membro da ONU, com estatuto de observador.

No mês passado, os ministros de Relações Exteriores da Liga Árabe apoiaram este projeto e devem se pronunciar formalmente em 5 de setembro, no Cairo.[SAIBAMAIS]



Em setembro de 2011, depois de um ano de bloqueio do processo de paz com Israel, Abbas tinha pedido formalmente o reconhecimento do Estado palestino pela ONU, provocando a ira de Israel e dos Estados Unidos, segundo os quais só as conversações de paz podem levar à criação deste Estado.

Os palestinos conseguiram o apoio da maioria necessária de 15 membros do Conselho de Segurança e agora esperam obter o reconhecimento de um Estado não membro na Assembleia Geral, onde estão certos de contar com um apoio maciço.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação