Mundo

Laboratório estuda pedido de investigação sobre morte de Arafat

Agência France-Presse
postado em 08/08/2012 17:42
Genebra - O Instituto de Radiofísica de Lausanne, na Suíça, informou nesta quarta-feira (8/8) que a Autoridade Palestina pediu que fossem realizadas pesquisas vinculadas à morte do ex-líder Yasser Arafat e que está estudando esta solicitação.

"Atualmente estamos estudando o modo mais adequado de responder a esse pedido" da Autoridade Palestina, afirmou Darcy Christen, porta-voz do hospital universitário do cantão de Vaud, do qual depende o Instituto de Radiofísica IRA.

"Enquanto isso, nossa principal preocupação é garantir a independência, a credibilidade e a transparência de qualquer possível intervenção nossa", acrescentou.

Arafat morreu em 11 de novembro de 2004 no hospital militar de Percy, perto de Paris.[SAIBAMAIS]


A hipótese de envenenamento foi reavivada no começo de julho, devido à exibição de um documentário pela emissora Al-Jazeera, no qual se dizia que o Instituto de Radiofísica de Lausanne, que analisou amostras biológicas extraídas dos objetos pessoais de Arafat, encontrou neles "uma quantidade anormal de polônio".

O polônio é uma substância radioativa altamente tóxica, usada em 2006, em Londres, para envenenar Alexander Litvinenko, ex-espião russo que tinha se tornado opositor do então presidente Vladimir Putin.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação