Mundo

Conselho Nacional de Transição da Líbia entrega poder à Assembleia eleita

Agência France-Presse
postado em 08/08/2012 20:35
Trípoli - O Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia entregou o poder à Assembleia formada nas eleições de 7 de julho passado, em uma cerimônia na noite desta quarta-feira que marcou a primeira transição democrática após quarenta anos de ditadura de Muamar Kadafi.

"Entrego nossas prerrogativas constitucionais ao Congresso Geral Nacional, que é de agora em diante o representante legítimo do povo líbio", declarou o presidente do CNT, Mustapha Abdelkhalil, ao passar simbolicamente o poder ao decano dos 200 membros da CGN eleitos há um mês, na primeira votação livre já realizada na Líbia.

Devido ao jejum do Ramadã, a cerimônia começou no início da noite, no salão de conferências de um hotel da capital líbia. Outro salão, no segundo andar do mesmo hotel, será agora a sede do Congresso Geral Nacional.

A cerimônia contou com a presença de representantes da sociedade civil e de diplomatas estrangeiros na Líbia.

O ato foi cercado de medidas excepcionais de segurança, especialmente após a escalada da violência em várias regiões do país nos últimos dias.



O ministério do Interior decidiu isolar o perímetro do hotel e fechar "todas as ruas próximas" entre 17h a 01h GMT (14h e 22h).

A Assembleia eleita deve iniciar oficialmente seus trabalhos dentro de uma semana, segundo a agência líbia Lana.

O Conselho Nacional de Transição (CNT) era o órgão político da rebelião que derrubou o regime de Muamar Kadafi, antes de assumir, de forma oficial, o comando do país depois da queda do líder líbio, morto em outubro passado, após quatro décadas no poder.

A Assembleia é integrada principalmente pela Aliança das Forças Nacionais (AFN), coalizão de mais de 40 pequenos partidos liberais liderada pelos artífices da revolta contra Kadhafi, com 39 cadeiras, e pelo Partido da Justiça e Construção (PJC), derivado dos Irmãos Muçulmanos, com 17 cadeiras.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação