Mundo

Investigação dos EUA sobreo banco Standard Chartered não se limita a Irã

Agência France-Presse
postado em 08/08/2012 20:37
Washington - A investigação do Departamento do Tesouro norte-americano sobre o banco britânico Standard Chartered (SCB) não se limitará às possíveis violações às sanções impostas pelos Estados Unidos ao Irã, segundo uma mensagem do Tesouro obtida nesta quarta-feira (8/8).

"O Departamento do Tesouro investiga as possíveis violações do banco às sanções contra o Irã, mas também uma série mais ampla de possíveis infrações a sanções impostas a outros países", disse uma mensagem fechada na quarta-feira, dirigida ao Tesouro britânico.

Essa mensagem eletrônica, que responde a uma demanda de explicações do Tesouro britânico, não precisa, no entanto, que outro regime de sanções norte-americanas poderia ter sido infringido pela Standard Chartered.

Um alto funcionário do organismo regulador de Nova York, o Departamento de Serviços Financeiros (DSF), acusou na segunda-feira o banco de ter concluído com o Irã transações por um montante total de 250 bilhões de dólares, violando as sanções norte-americanas contra o Teerã. [SAIBAMAIS]


Segundo o The New York Times, essas acusações tomaram de surpresa o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) e ao Tesouro, que realizavam suas próprias investigações sobre as relações do banco com Teerã.

A Standard Chartered rejeitou categoricamente todas as acusações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação