Mundo

Terremotos deixam 250 mortos e mais de 2.000 feridos no Irã

Agência France-Presse
postado em 12/08/2012 08:11

Teerã - Pelo menos 250 pessoas morreram e mais de 2.000 ficaram feridas nos dois fortes terremotos registrados sábado na região de Tabriz, noroeste do Irã, informou Khalil Saie, diretor do Centro de Catástrofes Naturais do Azerbaijão oriental.

"Há 60 vilarejos destruídos entre 60% e 80% e quatro localidades totalmente destruídas. Pedimos às pessoas que não cedam ao pânico. A ajuda está chegando e as equipes de resgate já estão no local", disse.

O balanço ainda é provisório e o número de mortos pode aumentar, sobretudo nas localidades de Ahar e Varzeghan, segundo as autoridades locais.

O primeiro terremoto, 6,2 graus e com epicentro em Ahar, aconteceu às 16H53 (9H23 de Brasília). O segundo aconteceu pouco depois em Varzeghan, às 17H04 (9H34 de Brasília), com 6 graus de intensidade. Os dois tremores tiveram epicentros a 10 quilômetros de profundidade.

O governo divulgou uma mensagem de pêsames e mobilizou um sistema de emergência na província de Azerbaijão Oriental e nas zonas de fronteira para ajudar as vítimas. As equipes de resgate tentam localizar sobreviventes, explicou Saie.



As autoridades instalaram 3.000 barracas de campanha para receber 16.000 desabrigados, que receberam alimentos e cobertores, informou o Crescente Vermelho. Em Tabriz, uma cidade de 1,5 milhão de habitantes, os danos foram apenas materiais, de acordo com Khalil Saie.

O Irã está situado sobre falhas geológicas importantes e sofreu terremotos devastadores ao longo de sua história. O mais importante dos últimos anos, em dezembro de 2003, matou 31.000 pessoas em Bam (sul), 25% da população da cidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação