Mundo

EUA insistem que há tempo para a diplomacia na questão nuclear iraniana

Agência France-Presse
postado em 13/08/2012 15:41
A bordo do Air Force One - Os Estados Unidos insistiram nesta segunda-feira (13/8) que não economizarão esforços diplomáticos para resolver o problema do programa nuclear iraniano, apesar das crescentes especulações em torno de uma ação militar de Israel.

O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, declarou a jornalistas que Washington está comprometido com as negociações entre as grandes potências e o Irã em torno de suas aspirações nucleares e que acredita que a porta ainda está aberta para o diálogo.

"Continuamos acreditando que há tempo e espaço para a diplomacia. O Irã segue tendo uma oportunidade para tirar proveito deste processo", declarou Carney aos jornalistas a bordo do Air Force One.

Em referência às negociações dos Estados Unidos com o governo de Benjamin Netanyahu, Carney ressaltou que Washington deixou claro a seus "sócios" que há tempo para se manter pela via diplomática junto com as sanções.

As declarações do porta-voz da Casa Branca foram feitas no momento em que a imprensa de Israel especula sobre um possível ataque israelense a instalações nucleares iranianas. O jornal Haaretz informa que altos funcionários israelenses acreditam que se aproxima o momento em que o governo de Netanyahu tomará uma decisão.



[SAIBAMAIS]"Existem razões para seguir adiante com o diálogo 5%2b1, enquanto houver tempo e espaço", acrescentou. As negociações 5%2b1 se referem às discussões dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança, mais a Alemanha, com Teerã.

As divergências entre o governo de Barack Obama e o de Netanyahu sobre como enfrentar o programa nuclear do Irã ficaram claras em comunicados públicos divulgados por ambas as partes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação