Agência France-Presse
postado em 13/08/2012 18:29
Jidá - A reunião ministerial preparatória da cúpula islâmica prevista para terça-feira (14/8) em Meca recomendou a suspensão da Síria da Organização de Cooperação Islâmica (OCI), anunciou nesta segunda-feira o secretário-geral desta organização, Ekmeleddin Ihsanoglu.Ao ser perguntado por jornalistas sobre uma eventual suspensão da Síria ao fim de uma reunião em Jidá (Arábia Saudita) dos chanceleres dos membros da OCI, Ihsanoglu respondeu afirmativamente. "(Um projeto de) resolução foi adotado por maioria absoluta" dos participantes da reunião e "será submetido à aprovação dos líderes" na cúpula de Meca, acrescentou.
[SAIBAMAIS]A reunião ministerial deve preparar a cúpula que será realizada na terça-feira(14/8) em Meca por iniciativa do rei Abdallah da Arábia Saudita, que tenta mobilizar o mundo muçulmano em favor do levante na Síria.
No entanto, a crise síria divide profundamente os países muçulmanos. O Irã apoia o regime sírio, enquanto a Arábia Saudita apoia os insurgentes que tentam derrubar o presidente Bashar al-Assad.