Agência France-Presse
postado em 14/08/2012 14:54
Kunduz - Uma bomba ativada por controle remoto matou nove pessoas no norte do Afeganistõa, na província de Kunduz, nesta terça-feira (14/8), informou a polícia horas depois que ataques suicidas mataram 36 pessoas no sudeste do país. "Nove civis foram mortos e 36 outros ficaram feridos quando uma bomba acionada por controle remoto foi detonada pelos talibãs no principal bazar do distrito de Archi", informou a polícia regional.Mais cedo, pelo menos 36 pessoas morreram em atentados suicidas na capital da província de Nimroz (sudoeste), na fronteira com o Irã, informaram fontes oficiais. "Temos a confirmação de que 21 civis e 15 membros das forças de segurança morreram nos atentados e 66 pessoas ficaram feridas", afirmou o governador Abdul Karim Brahawi.
[SAIBAMAIS]A polícia informou que três homens-bomba atacaram em três locais diferentes da cidade, um de deles diante de um hospital. Os três integravam um grupo composto por 11 criminosos, parcialmente desbaratado pelas forças de segurança. "Era um grupo de 11 criminosos que pretendiam executar atentados simultâneos em toda a cidade", afirmou o subchefe de polícia da província, Muyibullah Latifi.
"As forças de segurança mataram dois deles na noite de segunda-feira (13/8) e prenderam três esta manhã. Três conseguiram executar os ataques e três foram mortos a tiros", completou.