Washington - O novo ministro egípcio da Defesa, general Abdel Fattah al-Sissi, ratificou durante um telefonema ao secretário americano da Defesa, Leon Panetta, o compromisso militar do Egito com os Estados Unidos.
O general Al-Sissi assumiu nesta terça-feira (14/8) o cargo do marechal Husein Tantaui, 76 anos, reformado pelo novo presidente do Egito, Mohamed Morsi. "Tive uma excelente conversa com o general Al-Sissi", revelou Panetta durante entrevista coletiva. "Ele manifestou seu firme compromisso com a relação militar entre Estados Unidos e Egito".
[SAIBAMAIS]O ministro egípcio garantiu a Panetta que "leva muito a sério os compromissos do Egito envolvendo o tratado de paz de Camp David", firmado entre Egito e Israel em 1979, sob a mediação do então presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter.
Al-Sissi está decidido a impedir que o Sinai se converta em "área de trânsito" de militantes extremistas, disse Panetta. Os Estados Unidos concedem uma ajuda militar anual de 1,3 bilhão de dólares ao Egito, considerado por Washington como um "pilar da estabilidade regional".