Mundo

Violência na França faz Hollande presenciar consequências da crise

Renata Tranches
postado em 15/08/2012 08:12
Policial observa carro queimado durante confrontos, em Amiens
As consequências da crise econômica na França ajudaram François Hollande a derrotar Nicolas Sarkozy em maio. No entanto, às vésperas de completar 100 dias no poder, o presidente socialista começa a sentir aqueles que podem ser os primeiros sinais do mesmo mal que um dia o beneficiou. Uma explosão de violência em um bairro menos favorecido na cidade de Amiens e uma pesquisa mostrando a insatisfação dos franceses com seu desempenho na economia compõem um cenário desfavorável nos próximos meses para o novo líder, previsto anteriormente por analistas.

Em Amiens, na noite de anteontem, violentos confrontos entre jovens de uma região de baixa renda e a polícia deixaram 16 oficiais feridos. Agências internacionais noticiaram que uma escola primária foi danificada pelo fogo e um centro esportivo ficou completamente destruído. Os protestos começaram quando um homem foi preso, sob a alegação de dirigir de forma perigosa. A detenção ocorreu durante um funeral de um jovem de 20 anos, morto em um acidente de moto que não teve o envolvimento do motorista. Os moradores do bairro se revoltaram com a prisão considerada ;insensível; e deram início à violência, que, mais tarde, se transformou em confronto com a polícia.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação