Agência France-Presse
postado em 15/08/2012 08:40
Tóquio - Militantes chineses desembarcaram nesta quarta-feira (15/8) em uma das ilhas japonesas no Mar da China Oriental reivindicada por Pequim, anunciaram a guarda costeira e a polícia nipônicas, que prenderam cinco homens.[SAIBAMAIS]Segundo a agência Kiodo e o canal NHK, os cinco homens chegaram ao local procedentes de Hong Kong para apoiar a reivindicação chinesa sobre as ilhas, conhecidas como Senkaku pelos japoneses e Diaoyu pelos chineses.
"Confirmamos que alguns militantes desembarcaram em Uotsurijima", declarou uma fonte da guarda costeira, em referência a uma das ilhas do arquipélago. A ação foi organizada simbolicamente em 15 de agosto, dia do aniversário da rendição japonesa na Segunda Guerra Mundial em 1945.
Os nacionalistas chegaram ao local em um barco pesqueiro e alguns conseguiram chegar a nado em Uotsurijima, apesar dao grande dispositivo de segurança. Administradas pelo Japão, as ilhas são reivindicadas por China e Taiwan. Os terrenos desabitados podem conter combustíveis e são alvos de intensa disputa.