Mundo

EUA criticam provocações do Japão e vizinhos, após prisão de ativistas

Agência France-Presse
postado em 15/08/2012 17:56
Washington - Os Estados Unidos pediram que sejam evitadas "provocações" depois de o Japão ter detido 14 militantes chineses que haviam navegado até uma das ilhas do Mar da China Oriental, objeto de um contencioso territorial entre Tóquio e Pequim.

"Esperemos que os demandantes resolvam o tema por meios pacíficos", disse aos jornalistas Victoria Nuland, porta-voz do Departamento de Estado. "Qualquer tipo de provocação não é útil", acrescentou.

As pessoas detidas são militantes que chegaram de Hong Kong para apoiar a reivindicação chinesa sobre as ilhas do Mar da China Oriental, de acordo com a agência de notícias Kiodo e com a televisão pública NHK.

Nuland reiterou que os Estados Unidos não têm uma posição sobre a soberania no arquipélago -conhecido como Senkaku no Japão e como Diaoyu na China-, potencialmente rico em recursos.

Este incidente ocorre no aniversário da rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial, em 15 de agosto de 1945, que continua a ser uma data sensível para o leste da Ásia, mas comemorada pelos coreanos como o Dia da Libertação.[SAIBAMAIS]


Administrados pelo Japão e reivindicados pela China e Taiwan, esses territórios inabitados estão rodeados por águas ricas em peixes e o fundo do mar pode ter reservas de petróleo.

Os Estados Unidos pediram em várias ocasiões a liberdade de navegação no Mar da China Oriental e têm prestado apoio militar a nações do Sudeste Asiático. Mas Washington tem sido cauteloso sobre as disputas de seus aliados Japão e Coreia do Sul.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação