Mundo

Grã-Bretanha diz que vai extraditar Julian Assange para a Suécia

Agência France-Presse
postado em 15/08/2012 19:53
Quito - A Grã-Bretanha anunciou nesta quarta-feira (15/8) que está "decidida" a extraditar Julian Assange para a Suécia, onde é procurado pela justiça por acusações de agressão sexual e estupro, informou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores um dia antes de o Equador se pronunciar sobre o pedido de asilo político.

"A Grã-Bretanha tem uma obrigação legal de extraditar Assange para a Suécia para que responda às acusações de agressão sexual e estamos decididos a cumprir essa obrigação", disse o porta-voz.

O Equador anunciará às 07H00 locais (09H00 Brasília) de quinta-feira sua decisão sobre o pedido de asilo do fundador do Wikileaks, informou o chanceler Ricardo Patiño nesta quarta-feira.

"Tomamos uma decisão" sobre o caso Assange "e será comunicada amanhã (quinta), às sete da manhã neste mesmo local", disse Patiño na sede da Chancelaria em Quito. "Podem atacar nossa embaixada se o Equador decidir não entregar Julian Assange", alertou o chanceler na mesma entrevista.

"A posição que o governo da Grã-Bretanha assumiu é inadmissível, tanto do ponto de vista político como do jurídico", afirmou o chanceler ao destacar que "a entrada não autorizada na embaixada do Equador (em Londres) seria uma violação flagrante da Convenção de Viena".[SAIBAMAIS]



Assange, de 41 anos, se refugiou na embaixada do Equador em Londres no dia 19 de junho passado, para evitar sua extradição à Suécia.

O australiano afirma que a Suécia planeja entregá-lo aos Estados Unidos, onde é investigado por espionagem após divulgar em seu site despachos confidenciais do departamento de Estado, incluindo documentos sobre as guerras do Iraque e Afeganistão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação