Mundo

Nova chacina reforça denúncias de violações aos direitos humanos na Síria

postado em 16/08/2012 06:45

Morador de Aazaz chora diante de sua casa destruída pelas bombas

No dia em que as Nações Unidas acusaram o regime do ditador sírio, Bashar Al-Assad, de cometer crimes contra a humanidade, uma nova chacina reforçou as denúncias de violações aos direitos humanos. Dessa vez, a matança se deu em Aazaz, perto de Aleppo. Caças do governo bombardearam uma área civil, causando a morte de pelo menos 31 moradores. De acordo com o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), o ataque alvejou um bairro vizinho à prisão de Aazaz, onde funcionava um comitê do governista Partido Baath, agora ocupado por forças rebeldes. ;O número de mortos está aumentando porque mais de 200 pessoas ficaram feridas, muitas das quais estão em situação crítica. Vários dos libaneses seqüestrados na Síria foram feridos também;, indicou a organização.

De acordo com o relatório da ONU divulgado ontem e liderado pelo professor brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro, a morte de 108 pessoas ; incluindo 49 crianças ; , em Houla, foi provocada pelo Exército de Al-Assad com ajuda de milícias pró-governo. O massacre ocorreu em 25 de maio passado. O documento, porém, não inocenta os revolucionários que, mesmo em menores escala, frequência e gravidade, cometem sérios crimes de guerra e violações aos direitos humanos. O estudo também apontou o uso da tortura e da violência sexual entre os crimes apurados.

Leia abaixo o relatório da comissão internacional independente de inquérito sobre a Síria enviado ao Conselho de Segurança da ONU (em PDF e em inglês)


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação