Mundo

Presidente colombiano diz que guerrilheiros o ameaçam de morte em mensagem

postado em 16/08/2012 08:33
O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, revelou nessa quarta-feira (15/8) à noite que o serviço de inteligência interceptou mensagem ameaçando-o de morte. A mensagem, segundo o presidente, é das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). No texto, os guerrilheiros pedem colaboração para ;eliminar; Santos de ;qualquer forma;. Apesar da mensagem, o presidente reiterou sua disposição de buscar a paz no país e o fim dos conflitos.

"Atitudes como essa, de repente, promovem a guerra. Mas devemos desarmar esses espíritos. E eu estou disposto a desarmar os espíritos", disse o presidente. ;[Vamos reiniciar] a pesquisa para o término do conflito.; As informações foram divulgadas pela Presidência da República da Colômbia.



A revelação de Santos ocorreu durante reunião com comunidades indígenas do Cauca. O conteúdo da mensagem foi transmitido ao presidente pelo ministro da Defesa, Juan Carlos Pinzón, que atribuiu a autoria ao Bloco do Noroeste e Ocidental. ;Camaradas, minhas saudações, dirigidas em nome de um personagem que é o ideólogo do Bloco de Noroeste e Ocidental chamado Lubin Loro, que diz: devemos nos esforçar para eliminar Santos de qualquer forma possível. [Isso deve ser feito] em nome de Alfonso [Cano] e Jorge [Briceño] e outros companheiros valiosos;, diz o texto, divulgado por Santos. Acrescenta que Cano e Briceño foram mortos.

;Com esse esforço não podemos economizar recursos, contatos nem acordos. A pátria e os nossos exigem, em nome do decoro da organização, uma resposta contundente e radical;, diz a mensagem. Há ainda uma referência à necessidade de promover o que as Farc chamam de ;morte da oligarquia;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação