postado em 16/08/2012 10:48
Os simpatizantes e aliados políticos do ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo, destituído do poder em junho, encerram nesta quinta-feira (16/8) o Fórum Social Paraguai Resiste. Lugo participou na quarta-feira (15/8) do encontro e reiterou que vai resistir às pressões. A destituição de Lugo levou à suspensão temporária do Paraguai do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul)."Nós não vamos desistir de construir juntos o país que merecemos", disse Lugo, no fórum. "Vamos continuar a construir a unidade com a grandeza deste povo que tem o direito de continuar a sonhar com uma pátria diferente."
O ex-presidente lembrou que ontem, se estivesse no cargo, completaria quatro anos no poder. Em 2008, Lugo venceu as eleições contra o Partido Colorado, que governou o Paraguai por 60 anos. "Nós fomos tirados do palácio [de governo], mas não conseguiram nos tirar do coração das pessoas", reiterou.
Lugo destacou que na sua gestão o Paraguai fortaleceu as relações com os países latino-americanos devido a uma nova política internaciona. Ele participou do fórum acompanhado pelos senadores Carlos Filizzola, ex-ministro do Interior, e Jorge Lara Castro, ex-ministro das Relações Exteriores, entre outros aliados políticos.
O fórum é coordenado por uma organização que se declara independente e em defesa da democracia. Os detalhes das discussões podem ser acompanhadas no site .